sábado, 12 de setembro de 2009

Os Personagens do churrasco

A hora que terminei de escrever o post anterior, me dei conta que descrevi dois personagens típicos de um churrasco. O primeiro deles, o loser que escolhe peça de picanha de 2,5 Kg, e a segunda, a cativante e compreensiva gordelícia que rodeia a churrasqueira. Na verdade, se você parar pra pensar, existem diversos personagens num churrasco. Sempre presentes e mais previsíveis que novela das 6. Alguns merecem nosso respeito, outros não. lembrando que uma pessoa pode desempenhar o papel de mais de um personagem ao mesmo tempo. Aqui vão eles:

Churrasqueiro - Se você teve o trabalho de entrar neste blog, provavelmente este é você: o nobre homem (pelo menos eu nunca vi mulher churrasqueira...) que abdica da mesa de truco, da brisa fresca e não poluída a beira da piscina (pq depois do churrasco o nariz do churrasqueiro fica soltando um ranho preto por uns 2 dias...), do futebol e etc. Tudo isso em nome da execução da mais nobre e bela arte: O Churrasco. Exige em troca apenas o refil de seu copo e o reconhecimento do trabalho bem executado.

Gente boa voluntário - Esse é aquele cara (infelizmente, geralmente homem também...) gente boa que curte uma carne, curte ajudar, mas nem sempre tem as manhas da coisa. Aí o cara corta a carne pronta, serve os churrascandos, enche seu copo, poe coração no espeto. Dê um bombril e sabão para essa pessoa que ela fará maravilhas com uma grelha suja. Muitas vezes o cara realmente tem a manha da coisa e assume o segundo turno na churrasqueira, tornando-se assim o Churrasqueiro, que por sua vez, torna-se o gente boa voluntário.

Palpiteiro - Esse é aquele cara que com frequência chega até o churrasqueiro, que centraliza toda a operação, dando palpite. "Essa carne aí já num tá boa, não?", "Você não vai furar essa linguiça não?", "Esse frango não tá mto alto?", "Esse fogo não está mto forte?", "Já não tá na hora de tirar essa carne do aluminio?" e "Esse bife não tá mto grosso?" são frases típicas deste personagem.

Curioso - Oposto do palpiteiro. "Pq essa carne aí ainda num tá boa?", "Pq você não vai furar essa linguiça?", "Pq esse frango tá tão alto?", "Pq esse fogo está tão forte?", "Por que essa carne está no aluminio?" e "Por que o bife tem que ser tão grosso?" e "Você gosta mesmo de ficar aí?" são frases típicas deste personagem. Geralmente é molecada que está se iniciando na arte do preparo de animais mortos. Frequentemente são também o gente boa. Não são figuras odiáveis e este é o primeiro passo para se tornar um bom Churrasqueiro.

Frentista - Frequentemente este papel é exercido pelo gente boa. Trata-se do sujeito que te abastece com álcool, pois as vezes o bicho pega, e o churrasqueiro não tem tempo de ficar indo até o isopor pegar mais cerveja.

Fura-linguiça - Esta é uma das figuras mais odiáveis de um churrasco. Um dos maiores inimigos do churrasqueiro. Este personagem transgride a hierarquia do churrasco ao inadvertidamente e indiscriminadamente se intrometer e furar as linguiças. Esta é, aliás, uma das maiores lendas do churrasco: furar a linguiça. Não se faz isso pois o óleo dela frita a linguiça por dentro e não a deixa ressecada.

Gordelícia - Figuras incríveis. Geralmente durante um churrasco, associamos gordura a uma coisa boa. E como a certa altura você já pode estar meio alto, a régua abaixa, transformando esses quitutes no alvo da vez. Apreciadoras de carne mal-passada e muito sinceras em seus elogios, as gordelicias dao bola pro Churrasqueiro e podem prover um pós-churrasco prolífico. Ela vai te retribuir em caricias, o que voce forneceu para seu estomago.

Fotossintética - Aquela mina que chega no churras e simplesmente não come. Resiste bravamente às tentações da carne. Diz a lenda que se alimentam de luz. Algo que simplesmente está além da compreensão deste que vos escreve. Pelo menos, com frequência são moçoilas que esbanjam simetria e embelezam o ambiente.

Vegetarianos - Trazem seu queijo coalho ( somos a favor porque eh bom e caro ), comem cebola pura e acabam com o vinagrete. Invadem sua churrasqueira com receitas sem graça, de gosto duvidavel.

DJ - Nao entende MESMO nada de churrasco. Coloca música eletronica, quando tudo o que voce quer eh ver uma maminha pulando e uma picanha sambando.

Maravilhado - Debruça em cima da tábua, fica elogiando pra caramba. Entra em estado "alfa" e atinge o Nirvana. Nao ajuda, mas tambem nao atrapalha. Nao se interessa em saber como aquilo tudo foi preparado, mas massageia o ego do Churrasqueiro.

Crítico - Necessário para a manutençao da humildade do Churrasqueiro. Diferentemente do palpiteiro, pode colocar criticas construtivas e ajudar no controle de qualidade do produto.

Anti-cristo - gosta de carne bem passada. Persona non-grata.

Loser - compra picanha de 2,5 kg, carvao molhado e cerveja quadrada.

O ruim - Aquele magro desgraçado que come pra caralho e não engorda.

O bom - Aquele gordo desgraçado que come pra caralho, e engorda.

VIP - Transgressor que se acha no direito de reservar um bife especifico da grelha. Pecador que tenta escalar o nobre Churrasqueiro como guarda de seu escolhido pedaço de carne.

Bar man - Nao sabe nada de "Deitar o gato na grelha", mas sabe tudo de goró. 3o na ordem de merecimento de respeito da área da churraca.

Atrasado - "Pô mano, voce ja serviu aquela fraldinha? nem comi, porque voce nao me chamou ??......." ( Perdeu, playboy )

Garçom - Don Juan que pega seu produto e vai fazer graça com as gatas. Se aproveita do seu skill, mas desova o produto.eu

Daniel Rodrigues acrescentou um ser que eu havia me esquecido, talvez porque de uns tempos pra ca eu tenha me tornado ameacador com uma faca na mao em frente a minha churrasqueira.
Vira-Bifes - Maior amigo do Fura-Linguica, maiores inimigos do churrasqueiro. Aquele cara que pega um garfo sujo de maionese quando voce vai ao banheiro, e faz AQUELA bagunca na distribuicao logica dos bifes. Coloca picanha debaixo de coisa que pinga alho e etc, e mistura o que voce ja selou com o que ta cru. RACUMIN NO BIFE DELES!

Se nos esquecemos de algum personagem clássico, ou de tecer algum comentario maldoso, favor comentar :

14 comentários:

  1. Ogrodoy

    Mandou muito bem, rapá!!! Ri pra caramba aqui com esse post. Teu blog tá ficando supimpa hein cara!!

    Parabéns
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Valeu cara, o cara que eh bom com as palavras é meu irmao, Guilherme Ogrodoy. Eu sou melhor em preparo, criaçao e digestao, ehehehehe. Valeu mesmo pelos elogios, e vamos marcar de dar umas porradas no tal de Adriano que criticou cordeiro com hortela. "Nao costumo temperar carne com hortelã..." pau no cu do caralho.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa mesmo esta postagem sobre os personagens de um churrasco,é exatamente o que ocorre!!!!
    Entre eles dou destaque para a mais abominável das criaturas um ser sem o menor senso de companheirismo diante de um churrasqueiro, eu estou falando do extraordinário FURA LINGUISA.
    Dentre todos os outros personagens ele se destaca, pois geralmente nunca esta presente nos preparativos que antecedem o churrasco não de disponibiliza em ajudar em nenhum aspecto este ser só tem como objetivo andar de um lado para o outro geralmente contando mentiras e desfrutar tanto quanto pode da confraternização
    Mais o que coloca esta pessoa em real destaque e a habilidade inútil de em um momento de relaxamento do churrasqueiro (momento este que são raros pois esta função requer uma atenção ) O FURA LINGUISA surge subitamente já armado com um garfo ou algo pontiagudo e como se naquele momento ele fosse um ser maior FURA A LINGUISA,e com a mesma rapidez que o faz ele sai de sena deixando como herança aquela tão conhecida fumaça que subitamente toda todo o espaço ao redor.
    Mais como somos BRASILEIROS e não desistimos nunca nos os churrasqueiros de plantão sempre damos um jeito na situação e como churrasco e uma arte sempre estaremos dispostos a enfrentar estas situações em nome de uma boa e velha CHURRASCADA COM OS AMINGOS!!!
    MAIS FICA O ALERTA “FURA LINGUISA ESTAMOS DE OLHO EM VOCEIS’’

    Ass Diego Venturini

    ResponderExcluir
  4. Falae Ogrovzki

    O adriano é gente boa sim, não carece de dar porrada no menino... hahahahaha

    Bom, tava pensando em mais um personagem pra tua lista. Tão idiota quando o FURA-LINGUIÇA é o VIRA-BIFES. É aquele palhaço que, quando o churrasqueiro sai pra dar uma mijada, vira todas as carnes na grelha, e desorganiza tudo, fazendo com que o churrasqueiro perca a lógica do tempo de cada carne. Maldito vira-bifes!

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Em Resposta ao Diego:

    Faaaala Serpente! finalmente vc esta de volta ao lugar de onde nao deveriam ter te tirado! A selva amazonica. Quando eu for te visitar quero que tu me apresente uma indias bem submissas mano!

    Com relaçao ao FURA_LINGUIÇA, muito boa a pressao que vc impos sobre eles. Estamos de olho em voces! Eu havia me esquecido de citar a fumaça que isso gera e do desagrado que ela causa. Vou adicionar isso ao post mano!

    Grande abraço meu brother

    ResponderExcluir
  6. Em Resposta ao Daniel :

    Cara, bem lembrado. O Vira-carne é tao transgressor como o FURa-Linguiça, e vai além. Mexe em pedaços mais nobres de animais mortos, o que é pior ainda.

    Adicionarei com certeza ao post, assim que meu irmao, o escritor, chegar. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. hahah
    post fera demais.
    abraço Godoy (o mais velho né?)
    Tita

    ResponderExcluir
  8. Como assim...nenhum comentário sobre o Ogro tio e o Ogro primo...

    ResponderExcluir
  9. ótimo seu "artigo" cabeça, dá pra imaginar pelo menos uns 3 exemplos de cada tipo sem fazer um mínimo de força, hehehehe...
    Também tem aquele Coca-Cola, que faz aquela self-merchan dizendo que manja da arte, que é imbatível devorador das delícias carnais e na hora do vamo vê pega meia dúzia de rodelas de "lingoíssa" e três tirinhas de carne, dizendo já estar farto pois tomou um café da manhã reforçado. Miouuuuu....se tá com medo fala: "tô com medo Seu Silvio, vou pará!"

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  10. André Ogrodoy, primeiramente parabéns pelo blog! Realmente, tive o trabalho de entrar neste blog. Afinal também adoro fazer um boi na brasa. Muito bom o texto, identifiquei praticamente todos os personagens, além do "ranho preto" que soltamos pelo nariz.
    Ainda sou meio novato no ramo de blog, mas gostaria que fizesse uma visitinha no meu.
    http://personalgrill.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Só de me lembrar desse personagens postados acima (nem todos, claro!), me dá urticária. Como todo mundo que gosta de churrasco, já passou por situações idênticas, sabe o que estou falando.
    Quem gosta de furar linguiça, é churrascaria rodízio. Não guento.
    Mas o pior de tudo, é churrasco com carne de 3ª. categoria, macia que nem o cabo do espeto, cerveja estupidamente "quente" e gente palpiteira (=neguinho entendido ... sempre tem um Zé Ruela). Es fueda la situación!

    Abraços

    Carlos Sá

    ResponderExcluir
  12. eu sou a Vegetariana. mas não palpito em nada nos defuntos na grelha. Só peço um espaço pros meus queijos e carne de soja. ^^

    ótimo post!
    flw!

    ResponderExcluir
  13. Cara muito bom seu blog. Dei muita risada e as dicas são ótimas.

    Somente uma pena que sou uma dessas personagens do churrasco.. persona non grata HUahuauahah

    Realmente, só como carne bem passada. Rs

    ResponderExcluir
  14. Olá, parabéns pelo ótimo texto. Sei que você é o ogro, mas dá uma aperfeiçoada no seu blog (o conteúdo é ótimo, mas a cara tá horrível). Vai a dica: emporiumdigital.com.br

    ResponderExcluir

 
Site Meter Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...