segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Carvao ruim, como driblar este problema ?

Recentemente lendo o post do nosso seguidor e mestre churrasqueiro dos bons, Daniel Rodrigues, me lembrei de uma tática aprendida na Argentina para driblar a necessidade de grandes quantidades de carvao, ou ate mesmo a necessidade de se usar carvao ( fim de churras, carvao acabou, bateu aquela fome de bebado, tah ai a soluçao ) . O problema generalizado é relatado por ele no post : Carvao é um saco.

Carvao esta mesmo cada vez pior, e mais caro, principalmente nos supermercados. O cara sabe que vc nao vai ficar dando role atras de carvao mais barato, voce ja esta ali, ja gastou horrores em cerveja e carne, e mais 20 conto de carvao ruim nao vai te tirar muito do sério.

Pois bem, estive ha uns 2 meses na Argentina, peguei gripe suina, fui na bombonera, fui nas baladas, comi a melhor carne da minha vida em Puerto Madero, e tambem aprendi a fazer o churrasco argentino dos muito lok. Churrasco caseiro, que nada tem a ver com o que comemos em churrascarias e restaurantes.

Mano, na boa, nosso churras eh bem mais gostoso, porque os argentinos so fazem churrasco de carne de 2a, e nao costumam comer carne de 1a em churrascos informais. O cara que fez o churras era o melhor churrasqueiro da galera, o meu grande amigo torcedor do Estudiantes, Agustin Marquis. Segue foto do boludo:













Vejam que a churca do cara tem 2 andares, e ele segura uma pá. Pois bem, fomos ao supermercado, e vi este cidadao comprar um saco de 1 KG de carvao!!!!! ( Se tem saco de 1 kg de carvao, é porque eles seguem a risca o procedimento abaixo....). Desacreditei véi. Mas, nao falei nada, queria ver no que ia dar aquilo. No caminho de volta, que foi o mesmo de ida, Agustin tinha visto um estrado de cama jogado na rua. Paramos, quebramos o estrado inteiro em ripas e levamos pra casa. Nesse andar de baixo ele mistura carvao com madeira e toca fogo, e vai beber cerva, ou Fernet Cola. Assim que a madeira vira brasa, ele sobe a brasa pro andar superior e gasta incriveis 2 pesos ( +- 1 real ) com carvao. Estive testando a soluçao em casa, e com uma churrasqueira brasilian style, e funciona muito bem!! A manha é a seguinte, 30 minutos antes de voce pensar em "deitar o bife" jogue uns tocos de madeira e meta fogo, com uma ou 2 pedrinhas de carvao pra manter o fogo. Isso vai tirar o cheiro forte que a madeira iria mandar pra carne.

Se voce gosta de fazer umas carnes embrulhadas no aluminio, que exigem muito carvao e muito tempo de preparo, seus problemas acabaram, pode jogar pro alto da churca mesmo com a madeira ainda soltando fumaça, pois esse gosto nao vai ser passado pra carne. Essa madeira em brasa dura muito mais que o carvao, e num lugar onde tem lixo pra todo lado, achar um estrado nao vai ser problema nenhum!

Abs

5 comentários:

  1. Fala Ogro!!!
    Muito boa a idéia do cara, hein! É o jeitinho argentino resolvendo os problemas brasileiros. hahaha

    Valeu pelo link, cara. Vou adicionar essa informação ao post, com o teu link, claro.

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Muito boas suas receitas pra churrasco, vou aproveitar falar pro meu marido passar por aqui. O carvão está mesmo cada vez pior!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Fala Ogrovsky!!!
    Postei lá no Gato na Grelha o teu link. Agora, quando atualizar o boteco, vai aparecer lá.

    Valeu man!!

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Oi, pessoal.
    Sou fá incondicional de uma parrillada, lamento não ter alguns ingredientes para serem churrasqueados aqui em casa. Portanto, vamos abrasileirando a situação.
    Só de me lembrar, saco de carvão de 1kg, fico atordoado. Os caras são fera mesmo.
    Não uso menos de 7 a 10 kg, mesmo assim acho que pode faltar no meio da parada.É neurose mesmo.
    Fiz uma parrilla temporária aqui em casa, com grandes chances, de ficar definitiva (espero que não). Vou adotar o esquema do pedaços de madeira + carvão. Normalmente, misturo pedaços pequenos de lenha e carvão. Deem uma olhada no orkut, numa comunidade chamada CHURRASCO ENTRE AMIGOS. Tem um uruguaio chamado Daniel V. K, lá de Porto Alegre, no álbum dele tem uma parrilha que ele mesmo construiu, e pelo visto, o consumo de pedaços de madeira, são em grande proporção. Como por exemplo -> Pedaços de madeira + carvão + lenha.
    Bom, era isso.
    Abraços
    Carlos Sá

    ResponderExcluir
  5. Olá, deixo como dica um site sensacional especializado em churrasco que vale a pena conferir...WWW.TVCHURRASCO.COM.BR

    ResponderExcluir

 
Site Meter Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...