quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Molho tártaro Ogro (Para 1 ogro ou uma fotossintética) *não entendeu, leia o post "Personagens do churrasco"

É ogro internauta. Vamos a mais uma ogrorreceita e sua ogro-história.
Eis que no fim de semana, a familia Ogrodoy resolve fazer um flashback de antigos hábitos: fomos pescar. Juntamos as tralhas e eu, meu irmão (André Ogrodoy) e meu coroa Ogrodoy-mor) acordamos cedo no sábado (ô crueldade...) e fomos à um pesqueiro de tilápias em Paulínia, pertinho de Campinas, 90 km de São Paulo... Ficamos lá várias horas tomando cerveja e pescando e não pegamos merda nenhuma, só uma tilápia de pouco mais de 1 kg. Aí beleza, encheu o saco e fomos embora.
Antes de falar da receita propriamente dita, vamos falar sobre uma coisa bem ogra desse mundo: a limpeza do peixe. Todo pesqueiro tem um tiozão que fica limpando os peixes do pessoal que tá indo embora. E o procedimento é sinistro! Primeiro o cara abre um corte na parte de baixo do peixe da cabeça ao rabo, mete a mão lá dentro e tira aquilo que os caras chamam de
"barrigada". Acho que todo mundo imagina que algo que se chama "barrigada" não é exatamente apetitoso como a barriguina da Luana Piovani, né?



Pois é, trata-se das tripas do peixe. O fígado, o intestino, as coisas reprodutivas, umas artérias
perdidas, bexiga, que aliás, não é a mesma bexiga nossa não, ogro, que enche rapidinho quando estamos tomando cerveja em grandes quantidades e que nos deixa apertado de vontade de mijar. É a bexiga natatória, um troço que o peixe usa para mudar de profundidade quando a patroa chama para uma DR (Discussão de Relacionamento). É tipo uma bolha gosmenta que dá pra estourar! Dê isso para uma criança aprendiz de ogro que ela vai achar a coisa mais legal do mundo! As vezes até ficam uns moleques do lado do cara no pesqueiro esperando o tiozão dar a bexiga pra eles. Vc estoura, voa gosma na sua cara e sua mão fica melada de tripa de peixe. Devia ter jogo de estourar bexiga no Playstation. Ah, e como uma atitute ogro-sustentável, as vezes o pesqueiro reutiliza o resto das tripas pra fazer ração pra outros bichos ou pros próprios peixes mesmo. Que tal comer ração do fígado do seu avô, hein?
Enfim, vamos lá. Tá certo que carne vermelha é das coisas que mais nos faz ter vontade de viver. Devia ser usada como terapia de prevenção ao suicídio, mas um peixe bem feito é competitivo. O perna de colher de pau (bom cozinheiro, ogro...) deste blog é meu irmão, e eu não tem muito as manhas de fazer peixe não. Então pra temperar o peixe eu não inventei mto não,
e na verdade esta é mais uma receita de molho tártaro.

Ingredientes:

Para o peixe:

Aprox. 500 g de tilápia em postas
Limão
Sal
Farinha de rosca

Para o Molho tártaro:

3 colheres de sopa de maionese
1 tchotchada de mostarda
1 tchotchada de catchup
Louro em pó
Nozmoscada
Alho frito picado
Molho inglês
Meia Cebola picada
Azeite
Farofa temperada


No caso o tempero do peixe aqui foi básico: Limão e sal. Acho que isso preserva o sabor real do peixe. Cada espécietem o seu sabor e o da tilápia vale a pena preservar pq é muito bom. Apesar de que você pode jogar várias ervas no meio dacoisa e vai continuar daóra. Deixe uma horinha no tempero que já está suficiente. Empane na farinha de rosca e frite.
Enquanto o peixe frita, vá fazendo o molho tártaro. Apesar desse nome aparentemente neutro, o processo para fazer molho tártaro é deliciosamente ogro: Junte tudo e misture até ficar uma coisa homogênea. É rapidão. Só a cebola que eu deiuma fritadinha rápida no azeite antes pra dar aquele gostinho, mas sem fritar também deve ficar bom. Qdo ja estiver homogêneo, experimente. Se achar q falta algum tempero, adicione mais dele até chegar no ponto de sua preferência. Só tomacuidado com o louro pq o sabor dele é bem forte.
Qdo achei q tinha terminado de fazer, provei e até estava bom, mas achei q o molho tava meio liquido demais. A mostarda q usei não era mto pastosa e devo ter exagerado no molho inglês. Aí então, olhei para o pote de farofa temperada na minha frente, ele olhou pra mim e veio a ideia: Joguei farofa no bagulho. Vá jogando até achar o ponto de liga ideal. Eu deixei ela bem empapada, quase como um patê (eu disse quase, senão o título desse post seria "patê", não "molho tártaro"). E é só isso, tá feito! Acompanhado de uma cervejinha isso aqui fica coisa linda!!!
Se vc procurar por receitas de molho tártaro na internet, tem um monte e todas são meio parecidas e esta seria apenas mais uma não fosse a farofa temperada. Pode ser essas de supermercado mesmo, as da marca Yoki e Deusa são boas. Tive que adicionar um componente ogro na receita pra postá-la aqui, né?

Cumprimentos ogros,

Um comentário:

  1. Mano, existem coisas que só a Larica pode inventar.

    Ninguem de boa fé, que programe comer um peixe inventaria um negocio desses.....so estando na mais bela, e pura, Larica.

    Grande invençao, rato.

    Abs!

    ResponderExcluir

 
Site Meter Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...