sábado, 12 de setembro de 2009

Os Personagens do churrasco

A hora que terminei de escrever o post anterior, me dei conta que descrevi dois personagens típicos de um churrasco. O primeiro deles, o loser que escolhe peça de picanha de 2,5 Kg, e a segunda, a cativante e compreensiva gordelícia que rodeia a churrasqueira. Na verdade, se você parar pra pensar, existem diversos personagens num churrasco. Sempre presentes e mais previsíveis que novela das 6. Alguns merecem nosso respeito, outros não. lembrando que uma pessoa pode desempenhar o papel de mais de um personagem ao mesmo tempo. Aqui vão eles:

Churrasqueiro - Se você teve o trabalho de entrar neste blog, provavelmente este é você: o nobre homem (pelo menos eu nunca vi mulher churrasqueira...) que abdica da mesa de truco, da brisa fresca e não poluída a beira da piscina (pq depois do churrasco o nariz do churrasqueiro fica soltando um ranho preto por uns 2 dias...), do futebol e etc. Tudo isso em nome da execução da mais nobre e bela arte: O Churrasco. Exige em troca apenas o refil de seu copo e o reconhecimento do trabalho bem executado.

Gente boa voluntário - Esse é aquele cara (infelizmente, geralmente homem também...) gente boa que curte uma carne, curte ajudar, mas nem sempre tem as manhas da coisa. Aí o cara corta a carne pronta, serve os churrascandos, enche seu copo, poe coração no espeto. Dê um bombril e sabão para essa pessoa que ela fará maravilhas com uma grelha suja. Muitas vezes o cara realmente tem a manha da coisa e assume o segundo turno na churrasqueira, tornando-se assim o Churrasqueiro, que por sua vez, torna-se o gente boa voluntário.

Palpiteiro - Esse é aquele cara que com frequência chega até o churrasqueiro, que centraliza toda a operação, dando palpite. "Essa carne aí já num tá boa, não?", "Você não vai furar essa linguiça não?", "Esse frango não tá mto alto?", "Esse fogo não está mto forte?", "Já não tá na hora de tirar essa carne do aluminio?" e "Esse bife não tá mto grosso?" são frases típicas deste personagem.

Curioso - Oposto do palpiteiro. "Pq essa carne aí ainda num tá boa?", "Pq você não vai furar essa linguiça?", "Pq esse frango tá tão alto?", "Pq esse fogo está tão forte?", "Por que essa carne está no aluminio?" e "Por que o bife tem que ser tão grosso?" e "Você gosta mesmo de ficar aí?" são frases típicas deste personagem. Geralmente é molecada que está se iniciando na arte do preparo de animais mortos. Frequentemente são também o gente boa. Não são figuras odiáveis e este é o primeiro passo para se tornar um bom Churrasqueiro.

Frentista - Frequentemente este papel é exercido pelo gente boa. Trata-se do sujeito que te abastece com álcool, pois as vezes o bicho pega, e o churrasqueiro não tem tempo de ficar indo até o isopor pegar mais cerveja.

Fura-linguiça - Esta é uma das figuras mais odiáveis de um churrasco. Um dos maiores inimigos do churrasqueiro. Este personagem transgride a hierarquia do churrasco ao inadvertidamente e indiscriminadamente se intrometer e furar as linguiças. Esta é, aliás, uma das maiores lendas do churrasco: furar a linguiça. Não se faz isso pois o óleo dela frita a linguiça por dentro e não a deixa ressecada.

Gordelícia - Figuras incríveis. Geralmente durante um churrasco, associamos gordura a uma coisa boa. E como a certa altura você já pode estar meio alto, a régua abaixa, transformando esses quitutes no alvo da vez. Apreciadoras de carne mal-passada e muito sinceras em seus elogios, as gordelicias dao bola pro Churrasqueiro e podem prover um pós-churrasco prolífico. Ela vai te retribuir em caricias, o que voce forneceu para seu estomago.

Fotossintética - Aquela mina que chega no churras e simplesmente não come. Resiste bravamente às tentações da carne. Diz a lenda que se alimentam de luz. Algo que simplesmente está além da compreensão deste que vos escreve. Pelo menos, com frequência são moçoilas que esbanjam simetria e embelezam o ambiente.

Vegetarianos - Trazem seu queijo coalho ( somos a favor porque eh bom e caro ), comem cebola pura e acabam com o vinagrete. Invadem sua churrasqueira com receitas sem graça, de gosto duvidavel.

DJ - Nao entende MESMO nada de churrasco. Coloca música eletronica, quando tudo o que voce quer eh ver uma maminha pulando e uma picanha sambando.

Maravilhado - Debruça em cima da tábua, fica elogiando pra caramba. Entra em estado "alfa" e atinge o Nirvana. Nao ajuda, mas tambem nao atrapalha. Nao se interessa em saber como aquilo tudo foi preparado, mas massageia o ego do Churrasqueiro.

Crítico - Necessário para a manutençao da humildade do Churrasqueiro. Diferentemente do palpiteiro, pode colocar criticas construtivas e ajudar no controle de qualidade do produto.

Anti-cristo - gosta de carne bem passada. Persona non-grata.

Loser - compra picanha de 2,5 kg, carvao molhado e cerveja quadrada.

O ruim - Aquele magro desgraçado que come pra caralho e não engorda.

O bom - Aquele gordo desgraçado que come pra caralho, e engorda.

VIP - Transgressor que se acha no direito de reservar um bife especifico da grelha. Pecador que tenta escalar o nobre Churrasqueiro como guarda de seu escolhido pedaço de carne.

Bar man - Nao sabe nada de "Deitar o gato na grelha", mas sabe tudo de goró. 3o na ordem de merecimento de respeito da área da churraca.

Atrasado - "Pô mano, voce ja serviu aquela fraldinha? nem comi, porque voce nao me chamou ??......." ( Perdeu, playboy )

Garçom - Don Juan que pega seu produto e vai fazer graça com as gatas. Se aproveita do seu skill, mas desova o produto.eu

Daniel Rodrigues acrescentou um ser que eu havia me esquecido, talvez porque de uns tempos pra ca eu tenha me tornado ameacador com uma faca na mao em frente a minha churrasqueira.
Vira-Bifes - Maior amigo do Fura-Linguica, maiores inimigos do churrasqueiro. Aquele cara que pega um garfo sujo de maionese quando voce vai ao banheiro, e faz AQUELA bagunca na distribuicao logica dos bifes. Coloca picanha debaixo de coisa que pinga alho e etc, e mistura o que voce ja selou com o que ta cru. RACUMIN NO BIFE DELES!

Se nos esquecemos de algum personagem clássico, ou de tecer algum comentario maldoso, favor comentar :

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Aula - Como escolher, e entender uma picanha

Sabe quando vamos ao supermercado com uma galera para fazer as compras para um churrasco e chega aquele(a) amigo(a) e pega aquela peça "bunita" de picanha de 2,5 Kg e ainda fala: "Olha que beleza!"? Sabe... Sabe sim.... Tanto sabe que nessas horas até sua ponte de safena de que você tanto se orgulha fica envergonhada, e aí você não resiste, discorda e dá umas breves dicas sobre como escolher uma picanha, que infelizmente nem sempre são ouvidas... Pobres não-adoradores-de-carne-vermelha...
Pois então, o video abaixo dá ótimas dicas sobre como escolher uma boa picanha. 8 minutos de puro aprendizado que vão fazer aquela gordelícia que você tá de olho se derreter por você. Junto com a capa de gordura... da picanha, não dela.

AULA DE PICANHA video

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Carvao ruim, como driblar este problema ?

Recentemente lendo o post do nosso seguidor e mestre churrasqueiro dos bons, Daniel Rodrigues, me lembrei de uma tática aprendida na Argentina para driblar a necessidade de grandes quantidades de carvao, ou ate mesmo a necessidade de se usar carvao ( fim de churras, carvao acabou, bateu aquela fome de bebado, tah ai a soluçao ) . O problema generalizado é relatado por ele no post : Carvao é um saco.

Carvao esta mesmo cada vez pior, e mais caro, principalmente nos supermercados. O cara sabe que vc nao vai ficar dando role atras de carvao mais barato, voce ja esta ali, ja gastou horrores em cerveja e carne, e mais 20 conto de carvao ruim nao vai te tirar muito do sério.

Pois bem, estive ha uns 2 meses na Argentina, peguei gripe suina, fui na bombonera, fui nas baladas, comi a melhor carne da minha vida em Puerto Madero, e tambem aprendi a fazer o churrasco argentino dos muito lok. Churrasco caseiro, que nada tem a ver com o que comemos em churrascarias e restaurantes.

Mano, na boa, nosso churras eh bem mais gostoso, porque os argentinos so fazem churrasco de carne de 2a, e nao costumam comer carne de 1a em churrascos informais. O cara que fez o churras era o melhor churrasqueiro da galera, o meu grande amigo torcedor do Estudiantes, Agustin Marquis. Segue foto do boludo:













Vejam que a churca do cara tem 2 andares, e ele segura uma pá. Pois bem, fomos ao supermercado, e vi este cidadao comprar um saco de 1 KG de carvao!!!!! ( Se tem saco de 1 kg de carvao, é porque eles seguem a risca o procedimento abaixo....). Desacreditei véi. Mas, nao falei nada, queria ver no que ia dar aquilo. No caminho de volta, que foi o mesmo de ida, Agustin tinha visto um estrado de cama jogado na rua. Paramos, quebramos o estrado inteiro em ripas e levamos pra casa. Nesse andar de baixo ele mistura carvao com madeira e toca fogo, e vai beber cerva, ou Fernet Cola. Assim que a madeira vira brasa, ele sobe a brasa pro andar superior e gasta incriveis 2 pesos ( +- 1 real ) com carvao. Estive testando a soluçao em casa, e com uma churrasqueira brasilian style, e funciona muito bem!! A manha é a seguinte, 30 minutos antes de voce pensar em "deitar o bife" jogue uns tocos de madeira e meta fogo, com uma ou 2 pedrinhas de carvao pra manter o fogo. Isso vai tirar o cheiro forte que a madeira iria mandar pra carne.

Se voce gosta de fazer umas carnes embrulhadas no aluminio, que exigem muito carvao e muito tempo de preparo, seus problemas acabaram, pode jogar pro alto da churca mesmo com a madeira ainda soltando fumaça, pois esse gosto nao vai ser passado pra carne. Essa madeira em brasa dura muito mais que o carvao, e num lugar onde tem lixo pra todo lado, achar um estrado nao vai ser problema nenhum!

Abs

Ogros na Modernidade

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Picanha Invertida ( 3 ogros ou 6 pessoas )

Receita famosa essa neh ? Na minha opinião-ogra ( ou ogra-opiniao ), essa receita é meio perigosa de ser feita, voce pode endurecer uma bela peça de picanha....mas se cortar e inverter certinho, fica uma beleza.

Rico em gorduras, sal, calorias e colesterol ruim, este prato é perfeito para satisfazer seu apetite ogro e fornecer belas placas de gordura para suas coronárias. Sirva em fatias, acompanhada de uma Brahma, ou Heineken bem geladas.

Ingredientes :

1 pç de Picanha ( De 0,9 kg a 1,2 kg )
1 Pedaço de 300 gramas de provolone ( compra um provolone bom, vai mano..)
1 pedaço de 100 gramas de bacon
Sal grosso
1 rolo de linha de costura
1 agulha de costura
1 mulher ( de preferencia uma que ja seja avó )

A peça de picanha tem o cormato de um cone, imagine um cone daqueles que vc roubava da CET, do DER ou da SETRANSP.

Pois bem, pegue a peça de picanha, dê uma pequena desbastada na capa de gordura...nao para ficar light, mas para poder inverter numa boa. Pegue uma faca bem afiada, e na parte da base do cone, bem centralizado, enfie a faca até 3/4 do comprimento da peça. Meça o tamanho da faca em relaçao à picanha antes de furar, e veja ate onde voce deve ir. Abra um corte pra fazer uma fenda na peça. Eu nao tenho outra maneira de descrever como esse corte deve se assemelhar, alem desta: uma vagina.

Dentro deste corte, vai caber a sua mao quase inteira. Enfie a mao, e belisque la no fundo da peça. Puxe para trás, invertendo o bife. A gordura vai ficar pra parte de dentro, e a carne, pro lado de fora. é bem louco. Shreckão, muito recomendado que vc assista esse video, o cara é mestre, mas nao deixa copiar o video dele, tornando-o mestre dos imbecis, mas ele faz bem feito ( ambos os papeis )

http://www.youtube.com/watch?v=8XNKZNsdV84


Recheie esse buraco com quadradinhos de provolone e tirinhas de bacon, recheie como um bom ogro. Acione a sua avó, sua mae, ou, se vc for uma cara de sorte, sua namorada que saiba costurar. Feche a fenda com agulha e linha de costura, BEM FECHADO, pro provolone nao vazar.

Asse a peça da maneira que lhe for conveniente. Se quiser fechar num papel aluminio, coloque pouco sal por cima, e feche. Deixe por um bom tempo na parte alta da churrasqueira, depois de 2 horas, tire do aluminio, e doure. Ou, jogue um bom tanto de sal grosso por cima da peça, e manda pra brasa. Vai virando ate voce ver que tah no ponto que lhe agrada.

A correta execuçao desta tarefa acima descrita, irá consagra-lo como um especialista no assunto. Vale a pena o risco.

Abraxxxx

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bacon is good for me!!!

Tiram tudo do Ogrinho, balas, spray de queijo, porcarias em geral. Olhem a reaçao desse demonio quando lhe tiram o Bacon.

 
Site Meter Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...